A maior maratona de ciclismo do Mundo vai passar pela Ericeira e por Mafra

Ciclismo GFNY - ph. DR

 

Fotografia: DR

 

Com o slogan “Be a Pro For a Day”, o Granfondo New York vai realizar-se amanhã em Portugal pela primeira vez, sendo que este evento terá passagem pela Ericeira e por Mafra.

Os Granfondos, que aliam o prazer de pedalar ao turismo, são eventos de sucesso por todo o mundo. O conceito nasceu em Nova Iorque, em 2011, e rapidamente se espalhou por várias regiões e cidades espalhadas pelo Globo. Agora é o Granfondo New York (GFNY), a prova original, que se vai estrear no nosso país.

A vila de Cascais, que acolhe a partida no Domingo de manhã, vai receber segundo a organização “participantes dos quatro cantos do mundo”.

Partindo da Marina, no centro de Cascais, em dois percursos históricos e desafiadores – 162Km e 82Km –, passando pelo icónico autódromo do Estoril, os atletas seguirão para Mafra em direcção à Costa Atlântica, passando pelas vilas costeiras da Ericeira e Azenhas do Mar. Os competidores enfrentarão ainda toda a força da natureza ao entrar na Serra de Sintra, descendo para a Malveira da Serra até ao Cabo da Roca e enfrentando o vento que habitualmente sopra do mar na Praia do Guincho, lado a lado com as dunas selvagens no regresso a Cascais para cruzar a linha da meta.

Percursos GFNY

Sítios históricos, palácios e fortalezas de tempos passados tornam este percurso um dos mais bonitos de todo o circuito mundial GFNY. Os percursos (Granfondo – 162 quilómetros – e Mediofondo – 82 quilómetros –, este último não competitivo) estão disponíveis online. O evento agendado para o dia 9 de Setembro é aberto a amadores e profissionais com mais de 18 anos.

A triatleta Vanessa Fernandes e o ciclista Sérgio Paulinho são os embaixadores portugueses do primeiro GFNY Portugal, que será uma das 16 provas GFNY agendadas para 2018.