“A Casa de Bernarda Alba” em dupla apresentação

 

Fotografia: DR

 

As Casas da Cultura da Ericeira e da Malveira vão receber a peça de teatro “A Casa de Bernarda Alba” do escritor espanhol Federico García Lorca, numa produção do Cénico de Direito que conta com encenação de Pedro Wilson.

O auditório da Casa da Cultura Jaime Lobo e Silva será o primeiro em que a derradeira obra teatral do escritor espanhol sobe ao palco, no próximo Sábado, 12 de Novembro, às 21:30. Uma semana depois (dia 19, pela mesma hora) será a vez desta história chegar à Malveira.

A peça gira à volta de Bernarda Alba e das suas cinco filhas. Após se tornar viúva pela segunda vez, Bernarda decreta um luto de oito anos, submetendo as filhas à reclusão caseira. Duas das rapariga apaixonam-se pelo mesmo homem das redondezas, um rapaz de vinte e cinco anos chamado Pepe Romano, desencadeando no meio daquele luto uma disputa cruel e perigosa para conquistarem o seu amor.

Este texto trágico, que desenha um tempo pautado por crendices e convencionalismo social, foi concluído exactamente trinta dias antes de García Lorca morrer assassinado por forças do governo espanhol, durante a Guerra Civil que assolou o seu país, servindo de “balão de ensaio” para a II Guerra Mundial.

As entradas para o espectáculo terão o custo de €6, sendo o valor do bilhete mais baixo (€4) para estudantes e seniores.