A aventura de sonho dos Guichard pela Ericeira

 

“Vamos supor que és capaz de sonhar tudo o que quiseres todas as noites. O que escolherias sonhar?” É a pergunta que lançam os irmãos algarvios Joackim e Luca Guichard no seu mais recente vídeo, Adventure of Dreams.

A nossa resposta é simples, e não deverá fugir do que a maioria das pessoas deseja: que o que é bom dure para sempre, nunca termine, se eternize, nem que seja nas memórias, individuais ou colectivas. Talvez tenha sido isso que estes manos de sangue desejaram no dia em que surfaram os Coxos em condições perfeitas com ondas acima dos dois metros. Lê-se na descrição da curta que “enquanto Mick Fanning e Jordy Smith se batiam pela vitória no WCT de Peniche, os irmãos Guichard e Alex Botelho estavam a surfar o seu pico favorito na Ericeira, com sólidos seis pés e um lineup deserto.” E remata: “que mais poderiam eles sonhar?”

É nesta simplicidade de desejos que reside boa parte da essência do surf e dos desportos de ondas. A oportunidade da perfeita comunhão entre Homem e natureza num diálogo a sós, olhos nos olhos.

Com edição e filmagens de Arthur Neumeier e Stefan Jansen, Adventure of Dreams é uma generosa e espectacular demonstração da paixão surfer, das experiências oferecidas pelo mar e tributo ao Oceano Atlântico e à pérola jagoz que quebra na Baía dos Dois Irmãos.