7 curiosidades sobre o Allianz Ericeira Pro

Liga Moche Ericeira - ph. Pedro Mestre/Moche

 

Fotografia: Pedro Mestre

 

O Allianz Ericeira Pro começa já amanhã em Ribeira d’Ilhas, a partir das 8:00. Até Domingo os melhores surfistas nacionais vão perseguir os primeiros pontos em disputa na Liga Meo Surf 2017. Em jeito de antecipação, reunimos alguns factos que ajudam a colocar em perspectiva esta etapa indispensável ao circuito nacional.

 

1. Gony Zubizarreta, atleta do Ericeira Surf Clube, venceu a etapa ericeirense no último ano e no final da temporada competitiva conquistou a Liga Moche, anterior naming do circuito nacional de surf. O surfista espanhol, que apenas não pôde ser considerado Campeão Nacional por não ter nacionalidade portuguesa, é um dos principais favoritos à vitória em Ribeira.

Gony Zubizarreta - ph. WSL / Poullenot / Aquashot

Gony Zubizarreta – ph. WSL / Poullenot / Aquashot

2. Vasco Ribeiro escreveu uma das mais douradas páginas da História do Surf Português em Ribeira d’Ilhas, ao sagrar-se Campeão Mundial Júnior de Surf no Allianz World Junior 2014.

Vasco Ribeiro.

Vasco Ribeiro. ASP World Junior Ericeira 2014. – ph. José Guerra

3. Ribeira d’Ilhas, a “sala-de-visitas do surf português”, é uma das mais icónicas ondas da Reserva Mundial de Surf da Ericeira: as outras seis são Pedra Branca, Reef, Cave, Crazy Left, Coxos e São Lourenço.

4. Ribeira d’Ilhas foi o palco do primeiro Campeonato Nacional de Surf português, realizado em 1977, estando por isso ligada umbilicalmente às raízes do surf competitivo no nosso país.

João Rocha, vencedor do primeiro campeonato nacional em Ribeira d'Ilhas em 1977. - ph. AZUL-Ericeira Mag

João Rocha, vencedor do primeiro campeonato nacional em Ribeira d’Ilhas em 1977. – ph. AZUL-Ericeira Mag

5. O Allianz Ericeira Pro representa não só o tiro de partida da Liga Meo Surf como da Allianz Triple Crown, apetecível troféu paralelo que já vai na 3ª edição, premiando com um cheque anual de 6.000€ os vencedores no masculino e feminino.

6. É habitual comparar-se Ribeira d’Ilhas a Bell Beach, praia australiana que também recebe habitualmente campeonatos de surf: ambas partilham direitas compridas e uma paisagem que permite jogar às diferenças.

Bells Beach - ph. Visit Melbourne

Bells Beach – ph. Visit Melbourne

7. Esta prova foi distinguida por acolher o “Melhor Evento” da Liga nos últimos três anos. A eleição, realizada pelos próprios surfistas, teve em conta não só a qualidade das ondas, mas também as condições dos equipamentos e infraestruturas locais.